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terça-feira, 14 de junho de 2011

POR QUE CRIAR UM JORNALZINHO COM A TURMA?

A idéia de criar um jornalzinho com a turma do 5º Ano da Escola Estadual Argemiro R. Pimentel surgiu, dentre outros, do interesse dos alunos pelas notícias que ouviam e comentavam em sala de aula e da necessidade de uma atividade que pudesse possibilitar um trabalho interdisciplinar envolvendo conteúdos essenciais de Linguagem, Ciências Naturais, Matemática e Ciências Humanas, de forma prazerosa e do interesse de todos.
Lendo no livro didático um texto de um aluno publicado num jornal, veio o desejo de criar com eles um informativo que abordasse acontecimentos locais (escola e comunidade), regionais nacionais e até internacionais e ao mesmo tempo possibilitasse um trabalho pedagógico dinâmico, atraente e produtivo.
A turma topou o desafio e demos inicio aos trabalhos montando um projetinho. Nele definimos, dentre outras coisas, o nome do jornal, a quantidade de páginas e de edições por semana, o local de divulgação (na escola, na comunidade e na internet) e como seriam distribuídas as atividades para toda a turma. Depois distribuímos as tarefas: formamos as comissões (de reportagens, de redação e edição). Em seguida providenciamos o material necessário para produzir o jornal (folhas, impressora, computador, máquina fotográfica, gravador de voz e outros).
Como o havíamos previsto uma edição semanal, tivemos uma semana para buscar as informações necessárias para a publicação. Para isso os repórteres mirins saíram à caça de fatos que pudessem rechear a primeira edição. Tiveram a escola, a comunidade, a internet, a televisão e outros informativos impressos como fonte de busca da informação. De posse das mesmas os redatores trataram de produzir a matéria, tendo por base suas interpretações dos fatos. Quando necessário usavam parte de textos de publicações impressas, tendo o cuidado de citar a fonte.
Com as matérias redigidas, entrava em campo a equipe de editores que cuidava de digitar os textos, selecionar fotos e imagens, digitalizá-las, e inseri-las num esboço de jornal criado previamente pelo professor, definindo o espaço para cada assunto; notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, interesses especiais e classificados.
Finalmente, depois de uma semana de exaustivo trabalho, estava pronta a primeira edição do jornal FOLHA DO ESTUDANTE (nome criado por eles).

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